domingo, 25 de novembro de 2007

Manuel de Gusmão... o visionário!

Manuel de Gusmão, o idolatrável, como todos o conheciam, viveu em Porto Calvo (sim.. em Alagoas mesmo), logo que a cidade fora construída, destacado por sua engenhosidade, era conhecido por todos devido aos chapéus que usava, o quais eram realmente sua marca.

Desde pequeno fazia chapéus usando papel e outros materiais absurdos, tais quais: lama, pêlo e pele de roedores, alces, ursos e outros animais que compunham a faúna de Porto Calvo; os quais faziam a alegria das crianças portocalvenses, que andavam pelas ruas ostentando os chapéus gloriosos elaborados em papel (que posteriormente passaram a ser comumente utilizados em aniversários). Pois bem, a arte de fazer chapéus não fora muito bem aceita por seu pai, que via isto como um ultraje, sempre querendo que o filho seguisse a carreira militar.

O filho então engajou-se na luta armada, alistando-se ao 107ª divisão de montados de Porto Calvo, divisão esta muito renomada entre o governo central. O Fato de ter-se engajado no exército não evitou o passatempo que possuia, sim.. ele continuou a fazer chapéus, dos mais variados tipos e tamanhos... sim... ele se casou com a formosa Madalena, uma senhora costureira, que passou a ajudar meu bizavô, visto que, o mesmo não possuia muita habilidade em evitar que a agulha perfurasse o dedo (ok... mal de família!)

Eis que veio a guerra contra os holandeses, o marco na vida de Manuel Gusmão. Fora chamado a defender a gloriosa Porto Calvo.. feito que fizera com honradez, e em uma batalha (a Batalha das Feiosas [menção a qualidade da beleza das mulheres da localidade de Porto Calvo] ) mostrou aquilo que ficaria marcado por toda a história. Em um ato de coragem, produzira 300 chapéus, o que fizera com que os holandeses perdessem qualquer moral que porventura possuissem.

Bem... você... um soldado... desafiaria algum outro usando o chapéu? "Má é craro que não!" Já dizia o matuto. Afinal... sabe como é... guerra, sobretudo no nordeste... tem aquele sol no olho, aqueles pássaros danados (sim fui vítima de um por esses dias... por si só é desagadável você ser atingido de surpresa... e quando você é atingido por excrementos?? ), bem... fora isso.. tem o vento... que joga o seu cabelo no olho.. além do que... o que seria de Clint Eastwood, John Wayne ou Roy Rogers sem chapéus durante duelos...???

Com isso, todo mundo sabe o que aconteceu, o nordeste foi reconquistado por portugueses, e hoje somos a potencia que somos, graças a meu bisavô, o qual não recebera nenhuma das honras as quais deveriam ser feitas.

Outros fatos que marcam Manuel Gusmão, é a criação do chapéu do Panamá, sim... ele fora o criador, e responsável pelo produto mais exportado pelo gigante país da américa central, o qual homenageara Manuel Gusmão com o nome da 5ª comporta da 3ª fase do Canal do Panamá!... Sim... ao menos o glorioso Panamá paga as dívidas àquele que tanto fez ao país... pois se não fosse Manuel Gusmão... o que seria da economia do Panamá?

Manuel Gusmão influenciou também o México, pois fora ele que confeccionara o chapéu utilizado por Emiliano Zapata, o Alexandre mexicano!

Outro que deve muito a meu glorioso bisavô, é Che Guevara, afinal quem mais poderia ter tido a genialidade de criar a boina que tanto ostentou o líder revolucionário. Che Guevara em uma de suas andanças de motocicleta, acabara perdido em Porto Calvo, (fato este não relatado no filme "Diários de Motocicleta" que friso, faz parte da campanha de desmerecimento dos verdadeiros heróis nacionais do Brasil.) Quando andando pela cidade, acabara por encontrar meu Bisavô no alto de seus 80 anos.. o qual falara muito bem... "Vá para Cuba... e entregue este boné verde-horrível, e o cidadão que utilizar o mesmo, governará por mais de 50 anos" e então vocês sabem o que aconteceu...".

Bem... com 95 anos.. meu bisavô faleceu. Sem muito é verdade... mas com contribuições significativas para a sociedade moderna... afinal... se o guarda de trânsito observa melhor as placas dos carros infratores... é por causa de meu avô, que criou o boné! Heróis como o Indiana Jones só atingiram tal status, pois houveram pessoas que lutaram para o desenvolvimento da tecnologia do chapéu... por isso... quando forem comprar um chapéu do panamá... ou um simples boné falsificado da Von Dutch... lembre-se.... ali está a alma de pessoas como... Manuel de Gusmão... o idolatrável!

Um comentário:

Marina disse...

Seu bisavô bebia pinga no Cala Bar? =x
hahahaha
Tadinho de vc, atingido por um pássaro/fruta podre =*